sábado, 16 de abril de 2016

  • Questão 1
    (UFRN) Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou:
    Sem a derrama, o movimento esvaziava-se. Para a população em geral, se a derrama não fosse imposta, não fazia grande diferença se Minas era ou não independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, não por ideais. [...]. A prisão dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou [...] alvoroço na cidade [...] e o visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo era inútil.
    LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a Conspiração de Mina Gerais. São Paulo: Scipione, 1994. p. 59-64.
    O movimento do século XVIII abordado nesse fragmento textual relaciona-se com a:
    a) pretensão das lideranças de Vila Rica, principais beneficiadas com a arrecadação tributária portuguesa.
    b) repercussão da Revolução Francesa no seio da elite intelectual colonial da região aurífera nas Minas Gerais.
    c) exploração tributária feita pela metrópole sobre os colonos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
    d) revolta desencadeada pela decisão da Coroa de instalar Casas de Fundição, com o propósito de cobrar o quinto.

  • Questão 2
    (FUVEST – SP) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
    a) o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
    b) a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
    c) a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives.
    d) a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando.
    e) o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.

  • Questão 3
    Analise as colunas abaixo sobre a fiscalização da atividade mineradora no Brasil Colônia.
    I - quinto

    a) quantia anual fixa de cerca de 30 arrobas.

    II - finta

    b) cobrança dos impostos em atraso ou de um imposto extraordinário.

    III - sistema de captação

    c) taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro, prata e diamantes

    IV - derrama

    d) cobrança que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador

    Indique a alternativa que assinala corretamente a correlação entre as duas colunas, a da esquerda, que indica o nome dos impostos, e a da direita, que define cada um desses impostos.
    a) I-d; II-c III-b; IV-a.
    b) I-d; II-a; III-b; IV-c.
    c) I-c; II-a; III-d; IV-b.
    d) I-b; II-a; III-d; IV-c.

  • Questão 4
    Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:
    I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
    II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras foi sistematicamente respondida com o enrijecimento da fiscalização lusitana.
    III - Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
    Assinale a alternativa:
    a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
    b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
    c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
    d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

  • Questão 5
    A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora?
    a) Revolta de Felipe dos Santos.
    b) Revolta de Vila Rica.
    c) Inconfidência Mineira
    d) Revolta de Beckman
    e) Guerra dos Emboabas.
Questões Capitanias Hereditárias

1) Apesar das dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento. Dentre esses núcleos podemos citar alguns a seguir, exceto:

a) São Vicente
b) São Clemente
c) Porto Seguro
d) Ilhéus
e) Olinda

2) Apesar das dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento. Dentre esses núcleos podemos citar alguns a seguir, exceto:

a) São Vicente
b) São Clemente
c) Porto Seguro
d) Ilhéus
e) Olinda

3) Conferia aos capitães a posse hereditária da capitania. Eles não eram proprietários das capitanias, mas apenas de uma parcela das terras. Possuíam, entretanto, o direito de administrar toda a capitania e explorá-la economicamente:

a) carta floral
b) escritural temporária
c) certidão de posse
d) certidão de posse temporária
e) carta de doação

4) Entre os direitos e deveres dos donatários, podemos destacar as sesmarias, ou seja:

a) criar vilas e distribuir terras a quem desejasse e pudesse cultivá-las.
b) exercer plena autoridade judicial e administrativa.
c) enviar até 30 índios escravizados por ano a Portugal.
d) receber 5% dos lucros sobre o comércio do pau-brasil.
e) escravizar os indígenas considerados inimigos, obrigando a trabalhar nas lavouras.

5)  (Fatec-SP) Não tendo capital necessário para realizar a colonização do Brasil, pois atravessava uma série crise econômica, Portugal decidiu adotar o sistema de capitanias hereditárias.

É correto afirmar que:

a) as capitanias foram entregues a capitães-donatários, com o compromisso de promoverem seu povoamento e exploração; contudo, poucos eram os direitos e os privilégios que recebiam em troca.
b) o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas Ilhas do Atlântico.
c) as capitanias eram pessoais, transferíveis, inalienáveis e não podiam ser passadas para seus herdeiros.
d) o sistema era regulamentado por dois documentos: a Carta de Doação e o Foral, sendo que na Carta de Doação vinham detalhados os direitos e deveres dos donatários, além dos impostos e tributos a serem pagos.
e) a administração política da colônia tornou-se centralizada, assim como a da Metrópole.

6) (UERJ) Um dos principais problemas brasileiros da atualidade é a questão da concentração da propriedade da terra. Os meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornal) trazem, todos os dias, matérias sobre invasões promovidas por camponeses sem-terra, mas a falta de terra para quem realmente trabalha nela não é um problema atual. Um instrumento de distribuição de terra do período colonial que comprova a longa duração deste problema no Brasil é:

a) o Regimento Geral.
b) a Carta de Sesmaria.
c) os Tratados de Saragoça.
d) o Tratado de Tordesilhas.

7) (UFU-MG) A distribuição de capitanias hereditárias como sistema de povoamento e colonização das terras do Novo Mundo, desenvolvido por Portugal, foi um empreendimento planejado, respondendo a uma necessidade nova, decorrente da expansão ultramarina. Sua montagem obedecia a determinadas prescrições que contavam, essencialmente, com as cartas de Doação e de Forais, peças básicas da solução das donatarias. Portanto, a respeito da administração do Estado português na Colônia brasileira, através do sistema de donatarias, é incorreto afirmar que:

a) interessava à Coroa deixar às mãos de particulares a ocupação das terras, visto que ela não poderia, sem risco de perder as Índias Orientais, desviar capitais para essa nova empresa que iniciava.
b) numa perspectiva econômica, as capitanias funcionavam, nos quadros da colonização, como grandes empresas, tendo à frente o donatário como empresário, diretamente responsável pelo investimento inicial.
c) a centralização político-administrativa da Colônia, através do sistema de donatarias, correspondia aos interesses gerais dos donatários.
d) as doações hereditárias de vastas províncias brasileiras, com o seu sistema de sesmaria gratuitas, faziam parte do próprio sistema colonial. "O Estado doava títulos e terras para receber divisas".
e) os amplos poderes dados aos donatários não entravam em contradição com a tendência da política portuguesa, pois importava oferecer condições para o efetivo desenvolvimento da colonização das terras portuguesas

8) Com relação aos capitães donatários, responda:

a) Quem eram os capitães donatários e como os mesmos eram escolhidos?
b) Quais eram os direitos e deveres oferecidos aos capitães donatários?

9) (MACKENZIE) O sistema de capitanias, criado no Brasil em 1534, refletia a transição do feudalismo para o capitalismo, na medida em que apresentava como característica:

a) a ausência do comércio internacional, aliada ao trabalho escravo e economia voltada para o mercado interno;
b) uma economia de subsistência, trabalho livre, convivendo com forte poder local descentralizado;
c) ao lado do trabalho servil, uma administração rigidamente centralizada;
d) embora com traços feudais na estrutura política e jurídica, desenvolveu uma economia escravista, exportadora, muito distante do modelo de subsistência medieval;
e) uma reprodução total do sistema feudal, transportada para os tópicos.


10) (UCSAL) Ao estabelecer o Sistema de Capitanias Hereditárias, D. João III objetivava:

a) demonstrar que as sugestões feitas por Cristóvão Jacques, alguns anos antes, eram extraordinárias;
b) repetir em territórios brasileiros uma experiência bem-sucedida nas ilhas do Oceano Atlântico e no litoral oriental da África;
c) povoar o litoral brasileiro em toda sua extensão concomitantemente, impedindo assim novas incursões
estrangeiras;
d) incentivar o cultivo da cana-de-açúcar por meio de doação de terras a estrangeiros, modernizando assim a produção;
e) fortalecer o poder da nobreza portuguesa que se encontrava em declínio, oferecendo-lhe vastas áreas de terras no Brasil.

11) O sistema de Capitanias Hereditárias não foi um fracasso total, pois pelo menos Duas delas conseguiram prosperar:

A) São Vicente e Bahia

B) Pernambuco e São Vicente

C) Pernambuco e Rio de Janeiro

D) Rio de Janeiro e Bahia

12) O sistema de governo em capitanias hereditárias foi criado por:

A) D. Henrique, o infante, em 1530;

B) Rainha Isabel de Castela, em 1630;

C) D. João III, em 1534;

D) Rei Fernão de Aragão, em 1535.
13)  No Império (1822 - 1889) as capitanias hereditárias passaram a chamar-se:

A) Cidades;

B) Províncias;

C) Vilas;

D) Povoados.

14)  (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

15) . (Unifesp) Entre os donatários das capitanias hereditárias (1531-1534), não havia nenhum representante da grande nobreza. Esta ausência indica que:

a) a nobreza portuguesa, ao contrário da espanhola, não teve perspicácia com relação às riquezas da América.

b) a Coroa portuguesa concedia à burguesia, e não à nobreza, os principais favores e privilégios.

c) no sistema criado para dar início ao povoamento do Brasil, não havia nenhum resquício de feudalismo.

d) na América portuguesa, ao contrário do que ocorreu na África e na Ásia, a Coroa foi mais democrática.

e) as possibilidades de bons negócios aqui eram menores do que em Portugal e em outros domínios da Coroa.

Questões de vestibular sobre Governo-Geral no Brasil

1) (FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:

a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus.
e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.

2) (PUCCamp-SP) Os governos-gerais foram instituídos como a única solução político- administrativa viável para a colonização efetiva do Brasil na segunda metade do século  XVI, porque:

a) a instituição do sistema, em 1548, suprimiu definitivamente a divisão da colônia em capitanias hereditárias.
b) o governo-geral representava a centralização político-administrativa da colônia, que se tornava imperativa, pelo sucesso da maioria das capitanias hereditárias.
c) o risco crescente, criado com a autonomia excessiva das capitanias hereditárias, levou o Estado metropolitano a organizar o governo-geral para substituí-las.
d) o governo centralizado na colônia correspondia melhor à definição absolutista do próprio governo metropolitano.
e) o governo-geral constituía-se, em nível político, como um regime descentralizado e, em nível econômico, como uma grande empresa particular, estando à frente o governador, o único responsável pelo investimento inicial e pelo incentivo à produção.

3) (Unirio-RJ) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.

a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.
d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
e) O governo-geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

4) (UEL-PR) A centralização político-administrativa do Brasil colônia foi concretizada com a

a) criação do Estado do Brasil.

b) instituição do governo-geral.

c) transferência da capital para o Rio de Janeiro.

d) instalação do sistema das capitanias hereditárias.

e) política de descaso do governo português pela atuação predatória dos bandeirantes.

5) (UFAL) A implantação em 1548, no Brasil, do sistema de Governo-Geral tinha objetivo:

a) legislar e executar as decisões das Câmaras Municipais;
b) iniciar o processo de colonização da costa brasileira;
c) promover e desenvolver atividades no mercado de consumo;
d) expandir a ocupação do interior do território nacional;
e) coordenar e centralizar a administração das Capitanias.

6) (FATEC) A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

a) criação do sistema de governo geral;
b) criação e distribuição de sesmarias;
c) criação das capitanias hereditárias;
d) doação de terras a colonos;
e) sistema de parceria.

7)  (UFRJ) Entre as realizações de Men de Sá, o terceiro governador geral do Brasil, NÃO se destaca:

a) a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro;
b) a construção da primeira capital do Brasil, Salvador;
c) o apaziguamento da Confederação dos Tamoios, através dos jesuítas;
d) o incentivo à agricultura e à pecuária;
e) a permanência no Brasil além do que havia sido determinado, devido ao bom desempenho.




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TORTURAS PARA MULHERES

10 torturas medievais usadas em mulheres Posted: 15 Feb 2016 01:00 AM PST Nesta postagem, conheça 10 torturas medievais usadas em mulheres. Ainda que o termo medieval seja utilizado, alguns métodos de tortura destacados nesta lista foram utilizados até o século XIX. Mas o que é tortura? Vamos utilizar a definição encontrada no livro que inspirou esta lista, Tortura: instrumentos medievais (1996), do historiador italiano Franco Gentili. Se você tiver interesse em comprá-lo, procure na Estante Virtual. De acordo com este autor, tortura é toda forma de impor sofrimento físico e/ou psicológico através de penas e punições geralmente crueis. A tortura tem sido utilizada para “revelar a verdade”, ou obter uma confissão por parte do condenado. Porém, como defendiam os romanos Cícero e Sêneca, na verdade, promove a mentira. O Digest, de Justiniano, também considerava este método não-confiável. Dentre as formas de tortura aqui expostos, há aquelas que tinham objetivo de humilhar publicamente o indivíduo, como é o caso da Viola das Comadres, Tranças de Palha, entre outros. • 30 instrumentos de tortura medievais • 10 Torturas da Ditadura Militar 1. Viola das Comadres A Viola das Comadres tinha função semelhante a Berlinda. Era destinada a mulheres consideradas briguentas, fofoqueiras ou causadoras de escândalo. Podia ser utilizada para prender duas mulheres juntas, ou destinada a uma só para aquelas que batiam em público. 2. Açoite A tortura do Açoite, utilizada desde os tempos mais remotos, era destinada às mulheres acusadas de infidelidade ao marido ou consideradas “despudoradas”. Variações deste instrumento são aqueles com pontas de ferro (Flagelo) ou com várias pontas (Gato de Nove Rabos). 3. Gota Tártara Também denominada Fio de Água, a Gota Tártara era usada em regiões da Rússia contra mulheres acusadas de bruxaria. Utilizada em conjunto com o Cavalete (vide postagem anterior), a mulher era colocada nua sob um fino jato de água e deixa nesta posição por até 40 horas. 4. Berlinda A Berlinda era um instrumento de tortura padrão em quase toda a Europa, e servia como castigo exemplar, destinado a mulheres consideradas briguentas, semelhante ao caso da Viola das Comadres. A humilhação podia estar associada também a agressões e insultos. 5. Despertador Também chamado de Berço de Judas, o Despertador foi idealizado pelo italiano Ippolito Marsili e marcou uma mudança no uso de torturas. Este instrumento agia diretamente no sistema nervoso, impedindo a mulher de dormir ou relaxar, devido à pressão na vagina. 6. Esmaga Seios O Esmaga Seios foi utilizado entre 1500 e 1700, contra mulheres que eram acusadas de bruxaria, meninas que engravidavam cedo de mais ou em mulheres que abortavam seus bebês voluntariamente. Geralmente, o instrumento era aquecido no fogo antes de ser utilizado. 7. Cadeira das Bruxas Como o próprio nome já diz, a Cadeira das Bruxas eram utilizadas em mulheres acusadas de bruxaria, entre 1500 e 1800. Era uma tortura que não era utilizada para obter confissão, mas servia como “expiação” prévia antes de serem queimadas na fogueira. 8. Máscaras da Infâmia As infames Máscaras da Infâmia (com o perdão do trocadilho), de 1500 a 1600, eram utilizadas em mulheres insatisfeitas com a rotina doméstica ou com gravidez sucessivas. Nestes casos, elas eram obrigadas a utilizar as máscaras em locais públicos, sendo assim hostilizadas. 9. Cinto de Castidade O Cinto de Castidade poderia ser feminino ou masculino, como visto na postagem anterior sobre instrumentos de tortura. Ao contrário do que podemos pensar, o feminino não era usado necessariamente para evitar infidelidade na ausência do marido, mas antes para combater tentativas de estupro. 10. Trança de Palha Também chamado de Grinalda (Brautkranz), a Trança de Palha era utilizada na Alemanha, destinada à mulheres que engravidavam antes do casamento. Neste caso, elas deveriam usar as tranças em portas de Igreja ou em dias de ferro. 10 torturas medievais usadas em mulheres Posted: 15 Feb 2016 01:00 AM PST Nesta postagem, conheça 10 torturas medievais usadas em mulheres. Ainda que o termo medieval seja utilizado, alguns métodos de tortura destacados nesta lista foram utilizados até o século XIX. Mas o que é tortura? Vamos utilizar a definição encontrada no livro que inspirou esta lista, Tortura: instrumentos medievais (1996), do historiador italiano Franco Gentili. Se você tiver interesse em comprá-lo, procure na Estante Virtual. De acordo com este autor, tortura é toda forma de impor sofrimento físico e/ou psicológico através de penas e punições geralmente crueis. A tortura tem sido utilizada para “revelar a verdade”, ou obter uma confissão por parte do condenado. Porém, como defendiam os romanos Cícero e Sêneca, na verdade, promove a mentira. O Digest, de Justiniano, também considerava este método não-confiável. Dentre as formas de tortura aqui expostos, há aquelas que tinham objetivo de humilhar publicamente o indivíduo, como é o caso da Viola das Comadres, Tranças de Palha, entre outros. • 30 instrumentos de tortura medievais • 10 Torturas da Ditadura Militar 1. Viola das Comadres A Viola das Comadres tinha função semelhante a Berlinda. Era destinada a mulheres consideradas briguentas, fofoqueiras ou causadoras de escândalo. Podia ser utilizada para prender duas mulheres juntas, ou destinada a uma só para aquelas que batiam em público. 2. Açoite A tortura do Açoite, utilizada desde os tempos mais remotos, era destinada às mulheres acusadas de infidelidade ao marido ou consideradas “despudoradas”. Variações deste instrumento são aqueles com pontas de ferro (Flagelo) ou com várias pontas (Gato de Nove Rabos). 3. Gota Tártara Também denominada Fio de Água, a Gota Tártara era usada em regiões da Rússia contra mulheres acusadas de bruxaria. Utilizada em conjunto com o Cavalete (vide postagem anterior), a mulher era colocada nua sob um fino jato de água e deixa nesta posição por até 40 horas. 4. Berlinda A Berlinda era um instrumento de tortura padrão em quase toda a Europa, e servia como castigo exemplar, destinado a mulheres consideradas briguentas, semelhante ao caso da Viola das Comadres. A humilhação podia estar associada também a agressões e insultos. 5. Despertador Também chamado de Berço de Judas, o Despertador foi idealizado pelo italiano Ippolito Marsili e marcou uma mudança no uso de torturas. Este instrumento agia diretamente no sistema nervoso, impedindo a mulher de dormir ou relaxar, devido à pressão na vagina. 6. Esmaga Seios O Esmaga Seios foi utilizado entre 1500 e 1700, contra mulheres que eram acusadas de bruxaria, meninas que engravidavam cedo de mais ou em mulheres que abortavam seus bebês voluntariamente. Geralmente, o instrumento era aquecido no fogo antes de ser utilizado. 7. Cadeira das Bruxas Como o próprio nome já diz, a Cadeira das Bruxas eram utilizadas em mulheres acusadas de bruxaria, entre 1500 e 1800. Era uma tortura que não era utilizada para obter confissão, mas servia como “expiação” prévia antes de serem queimadas na fogueira. 8. Máscaras da Infâmia As infames Máscaras da Infâmia (com o perdão do trocadilho), de 1500 a 1600, eram utilizadas em mulheres insatisfeitas com a rotina doméstica ou com gravidez sucessivas. Nestes casos, elas eram obrigadas a utilizar as máscaras em locais públicos, sendo assim hostilizadas. 9. Cinto de Castidade O Cinto de Castidade poderia ser feminino ou masculino, como visto na postagem anterior sobre instrumentos de tortura. Ao contrário do que podemos pensar, o feminino não era usado necessariamente para evitar infidelidade na ausência do marido, mas antes para combater tentativas de estupro. 10. Trança de Palha Também chamado de Grinalda (Brautkranz), a Trança de Palha era utilizada na Alemanha, destinada à mulheres que engravidavam antes do casamento. Neste caso, elas deveriam usar as tranças em portas de Igreja ou em dias de ferro. 10 torturas medievais usadas em mulheres Posted: 15 Feb 2016 01:00 AM PST Nesta postagem, conheça 10 torturas medievais usadas em mulheres. Ainda que o termo medieval seja utilizado, alguns métodos de tortura destacados nesta lista foram utilizados até o século XIX. Mas o que é tortura? Vamos utilizar a definição encontrada no livro que inspirou esta lista, Tortura: instrumentos medievais (1996), do historiador italiano Franco Gentili. Se você tiver interesse em comprá-lo, procure na Estante Virtual. De acordo com este autor, tortura é toda forma de impor sofrimento físico e/ou psicológico através de penas e punições geralmente crueis. A tortura tem sido utilizada para “revelar a verdade”, ou obter uma confissão por parte do condenado. Porém, como defendiam os romanos Cícero e Sêneca, na verdade, promove a mentira. O Digest, de Justiniano, também considerava este método não-confiável. Dentre as formas de tortura aqui expostos, há aquelas que tinham objetivo de humilhar publicamente o indivíduo, como é o caso da Viola das Comadres, Tranças de Palha, entre outros. • 30 instrumentos de tortura medievais • 10 Torturas da Ditadura Militar 1. Viola das Comadres A Viola das Comadres tinha função semelhante a Berlinda. Era destinada a mulheres consideradas briguentas, fofoqueiras ou causadoras de escândalo. Podia ser utilizada para prender duas mulheres juntas, ou destinada a uma só para aquelas que batiam em público. 2. Açoite A tortura do Açoite, utilizada desde os tempos mais remotos, era destinada às mulheres acusadas de infidelidade ao marido ou consideradas “despudoradas”. Variações deste instrumento são aqueles com pontas de ferro (Flagelo) ou com várias pontas (Gato de Nove Rabos). 3. Gota Tártara Também denominada Fio de Água, a Gota Tártara era usada em regiões da Rússia contra mulheres acusadas de bruxaria. Utilizada em conjunto com o Cavalete (vide postagem anterior), a mulher era colocada nua sob um fino jato de água e deixa nesta posição por até 40 horas. 4. Berlinda A Berlinda era um instrumento de tortura padrão em quase toda a Europa, e servia como castigo exemplar, destinado a mulheres consideradas briguentas, semelhante ao caso da Viola das Comadres. A humilhação podia estar associada também a agressões e insultos. 5. Despertador Também chamado de Berço de Judas, o Despertador foi idealizado pelo italiano Ippolito Marsili e marcou uma mudança no uso de torturas. Este instrumento agia diretamente no sistema nervoso, impedindo a mulher de dormir ou relaxar, devido à pressão na vagina. 6. Esmaga Seios O Esmaga Seios foi utilizado entre 1500 e 1700, contra mulheres que eram acusadas de bruxaria, meninas que engravidavam cedo de mais ou em mulheres que abortavam seus bebês voluntariamente. Geralmente, o instrumento era aquecido no fogo antes de ser utilizado. 7. Cadeira das Bruxas Como o próprio nome já diz, a Cadeira das Bruxas eram utilizadas em mulheres acusadas de bruxaria, entre 1500 e 1800. Era uma tortura que não era utilizada para obter confissão, mas servia como “expiação” prévia antes de serem queimadas na fogueira. 8. Máscaras da Infâmia As infames Máscaras da Infâmia (com o perdão do trocadilho), de 1500 a 1600, eram utilizadas em mulheres insatisfeitas com a rotina doméstica ou com gravidez sucessivas. Nestes casos, elas eram obrigadas a utilizar as máscaras em locais públicos, sendo assim hostilizadas. 9. Cinto de Castidade O Cinto de Castidade poderia ser feminino ou masculino, como visto na postagem anterior sobre instrumentos de tortura. Ao contrário do que podemos pensar, o feminino não era usado necessariamente para evitar infidelidade na ausência do marido, mas antes para combater tentativas de estupro. 10. Trança de Palha Também chamado de Grinalda (Brautkranz), a Trança de Palha era utilizada na Alemanha, destinada à mulheres que engravidavam antes do casamento. Neste caso, elas deveriam usar as tranças em portas de Igreja ou em dias de ferro.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Questoes do ENEM - A América Portuguesa no Brasil

Questões DE ENEM e Vestibular Questão 01 (ENEM 2006) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade. Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos. b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes. c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering. d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos. e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos. Questão 02. (Fuvest) "Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas..." (Bartolomé de Las Casas, 1474 - 1566) "A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem." (Pablo Neruda, 1904 - 1973) As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi: a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador. b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores. c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas. d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais. e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos. Questão 03. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí. b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos. c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais. d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha. e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios. Questão 04. (UFMG) Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto: a) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador. b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma. c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena. d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular. e) Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos. Questão 05. (Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que: a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial. b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI. c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial. d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade. e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII. Questão 06. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto: a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica . b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente. c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis". d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno. Questão 07. (FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de: a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos. b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras. c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas. d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus. e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem. Questão 08. (UNISO) Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão "homem bom" dizia respeito a: a) homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes; b) senhores de engenho e proprietários de escravos; c) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia; d) homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia. Questão 09. (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da: a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil. b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais. c) criação das capitanias hereditárias. d) montagem do sistema colonial. e) criação e distribuição das sesmarias. Questão 10. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil européia da época moderna. a) A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole. b) O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção. c) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista européia. d) A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais. e) A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial. Questão 11. (Cesgranrio-RJ) "O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque: a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial. b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores. c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos. d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento. e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial. RESPOSTAS: 01. E 02. E 03. E 04. A 05. D 06. B

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Exercícios sobre Capitanhias Hereditárias

1.(UFC-CE) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos. a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram. b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar. c) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses. d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados. e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro. 2. (Unaerp-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da: a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil. b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais. c) criação das capitanias hereditárias. c) criação das capitanias hereditárias. d) montagem do sistema colonial. e) criação e distribuição de sesmarias. 3. A imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574. Mapa das capitanias hereditárias Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e eram as capitanias de: a) São Vicente e Bahia. b) Pernambuco e Maranhão. c) Espírito Santo e Porto Seguro. d) São Vicente e Pernambuco. e) Rio Grande e Ceará. 4.“[El rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe oferecessem para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um cinquenta léguas por costa com todo o seu sertão, para que eles fossem não só senhores mas capitães delas pelo que se chamam e distinguem por capitanias.” SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1550-1627). 7 ed. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1982. p. 103-104. Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também o Foral, um documento onde eram determinados os seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres não constava: a) o direito de repassar a concessão das capitanias a um descendente. b) o dever de cumprir as funções militares e judiciais na capitania. c) o direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos. d) o direito de vender as terras recebidas a terceiros. e) fundar vilas. 5. Pouco disposto a investir muitos recursos econômicos na colonização do Brasil, o governo português decidiu, de inicio, transferir essa tarefa para a iniciativa particular. Assim, em 1534, o rei D. João III ordenou a divisão do território brasileiro em grandes porções de terra denominadas: a) dote colonial b) capitanias hereditárias c) colonização territorial d) território colonizado e) divisão colonial 6. Em 1534 o rei D. João III dividiu as terras do Brasil em enormes partes e as entregou a pessoas que se habilitaram a empreendimento, eles eram conhecidos como: a) donatários b) lotearios c) loteadores d) investidores e) herdeiros territoriais 7. Conferia aos capitães a posse hereditária da capitania. Eles não eram proprietários das capitanias, mas apenas de uma parcela das terras. Possuíam, entretanto, o direito de administrar toda a capitania e explorá-la economicamente: a) carta floral b) escritural temporária c) certidão de posse d) certidão de posse temporária e) carta de doação 8. Entre os direitos e deveres dos donatários, podemos destacar as sesmarias, ou seja: a) criar vilas e distribuir terras a quem desejasse e pudesse cultivá-las. b) exercer plena autoridade judicial e administrativa. c) enviar até 30 índios escravizados por ano a Portugal. d) receber 5% dos lucros sobre o comércio do pau-brasil. e) escravizar os indígenas considerados inimigos, obrigando a trabalhar nas lavouras. 9. Apesar das dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento. Dentre esses núcleos podemos citar alguns a seguir, exceto: a) São Vicente b) São Clemente c) Porto Seguro d) Ilhéus e) Olinda 10. (FMU/Fiam-SP) “A sesmaria foi o atrativo utilizado pela Coroa Portuguesa para dispor de recursos humanos e financeiros no processo colonizador.” Sobre o sistema de sesmarias, marque a alternativa correta: a) o sesmeiro não detinha a posse útil da terra, mas apenas o dever de administrá-la. b) a doação de sesmarias definiu a colonização nos moldes da pequena propriedade agrícola. c) a coroa portuguesa financiou a vinda e instalação dos pequenos proprietários. d) a doação de sesmarias substituiu as fracassadas capitanias hereditárias. e) o sesmeiro tinha posse plena da terra e o dever de torná-la produtiva. 11. (Mackensie-SP) Entre as causas da Criação das Capitanias Hereditárias no Brasil, podemos apontar: a) a necessidade de apoio do governo português aos comerciantes de pau-brasil; b) a necessidade de organizar a exploração do ouro; c) o fracasso do governo geral; d) o interesse de Portugal no comércio de escravos indígenas; e) a falta de recursos do governo português que transferiu aos donatários a responsabilidade da colonização. 12.(UCSAL) Ao estabelecer o Sistema de Capitanias Hereditárias, D. João III objetivava: a) demonstrar que as sugestões feitas por Cristóvão Jacques, alguns anos antes, eram extraordinárias; b) repetir em territórios brasileiros uma experiência bem-sucedida nas ilhas do Oceano Atlântico e no litoral oriental da África; c) povoar o litoral brasileiro em toda sua extensão concomitantemente, impedindo assim novas incursões estrangeiras; d) incentivar o cultivo da cana-de-açúcar por meio de doação de terras a estrangeiros, modernizando assim a produção; e) fortalecer o poder da nobreza portuguesa que se encontrava em declínio, oferecendo-lhe vastas áreas de terras no Brasil.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

QUESTÕES DE HISTÓRIA ANTIGA 1. No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto: a) o início do processo de sedentarização; b) a passagem do estado de selvageria para o de barbárie; c) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio; d) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora; e) a utilização dos animais como força complementar à do homem. 2. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura." As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: a) o modo de produção escravista; b) o modo de produção asiático; c) o comunitarismo familiar; d) o feudalismo despótico oriental; e) o sistema mercantil escravista. 3. Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antiguidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia, respectivamente? a) Irã-Iraque, Arábia, Israel e Síria; b) Iraque, Líbano, Israel e Irã; c) Líbano, Israel, Síria e Jordânia; d) Iraque, Líbano, Irã e Israel; e) Israel, Irã, Iraque e Líbano. 4. "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura." As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: a) o modo de produção escravista; b) o modo de produção asiático; c) o comunitarismo familiar; d) o feudalismo despótico oriental; e) o sistema mercantil escravista. 5. Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antiguidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia, respectivamente? a) Irã-Iraque, Arábia, Israel e Síria; b) Iraque, Líbano, Israel e Irã; c) Líbano, Israel, Síria e Jordânia; d) Iraque, Líbano, Irã e Israel; e) Israel, Irã, Iraque e Líbano. 6.UFPE Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta. a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História. b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita. c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História. d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante. e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista. 7.UFSE Sobre a Pré-história é correto afirmar que: ( ) A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e antecede à Idade Antiga. ( ) A Pré-história teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás, e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por volta de 4.000 a.C. ( ) A Pré-história, no Brasil, envolve todos os registros culturais da antiga cultura indígena. ( ) Os sítios arqueológicos situados no litoral brasileiro são em pequeno número e chamados de sambaquis . ( ) A arte rupestre abrange pinturas em cores, em branco e preto, sinais gravados, representações estranhas, comumente encontradas no Brasil, em paredes rochosas de grutas, em lajes de pedras ao ar livre, em fragmentos de rochas, em nichos pétreos, enfim nas superfícies mais diversas e nos locais mais variados.